Mais uma edição da Feira Rio Antigo.
Amanhã, Sábado, 06/03/15 de 10:00 às 19:30 encontre a Loucos por Óculos na Rua do Lavradio - Altura do nº 180 e confiram nossos modelos exclusivos.
História da Rua do Lavradio
A Rua do Lavradio foi um dos pontos mais nobres do Rio no Império e na primeira metade do século passado. Seis teatros foram abertos nesse período no lugar. Personalidades ilustres, como o Duque de Caxias, o Marquês de Olinda, o Marquês de Cantagallo, a artista Jesuína Montani e o ator João Caetano moraram na Lavradio.
Ela foi aberta em 1771 pelo Marquês do Lavradio, que assumiu o Vice-Reinado em 1769, substituindo o Conde de Azambuja. No setor urbanístico o Marquês do Lavradio iniciou o aterro do pantanal de Pedro Dias, e o local recebeu o nome de rua do Lavradio. A rua tem suas dimensões da Rua Visconde do Rio Branco à Rua do Riachuelo.
Muitas casas de espetáculo e teatros existentes na Rua do Lavradio foram desativados e desapareceram com o tempo, como o Theatro Circo, inaugurado em 1876 e o Theatro Edem-Lavradio, de 1895. Uma construção de grande valor histórico é o Palácio Maçonico. Situado na Rua do Lavradio, 97, no estilo neoclássico cuja planta original é atribuída a Grandjean de Montigny, é a sede do Grande Oriente do Brasil fundado em 1822.Como seu primeiro grão-mestre teve José Bonifácio de Andrada e Silva, seguido por D. Pedro I, Imperador do Brasil.
Hoje a Rua do Lavradio faz parte do Corredor Cultural do Centro do Rio de Janeiro e abriga dezenas de antiquários e lojas de móveis e objetos antigos. Recentemente passou por polêmica obra, o que prejudicou o comércio de rua e a feira de antiguidades que era realizada no local. Mesmo predominando na rua este tipo de comércio, já quase não se vê a arquitetura do tempo dos casarões.
Fonte: http://www.centrodacidade.com.br/acontece/vs_lavradio.htm
http://www.novorioantigo.com.br/galeria/eventos/feirarioantigo
Equipe LPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por estar na Loucos por Óculos!