domingo, 10 de agosto de 2014

LPO - O que é Emetropia e Ametropia ?


Emetropia:

Chamamos de emetropia a condição em que a luz que chega à retina, proporciona uma imagem nítida, resultando numa visão normal. 

Ametropia:

Podemos dizer que um olho amétrope é aquele que apresenta qualquer vício de refração. Nesse caso, o olho não possui foco exatamente na retina. Isso pode acontecer em razão de problemas de acomodação do cristalino: porque o olho apresenta uma forma mais ou menos alongada no sentido ântero- posterior (distância entre a córnea e a retina) ou em virtude de uma curvatura ineficiente da córnea, que faz com que o foco da imagem se situe antes ou depois da retina ou em vários pontos simultaneamente, em função dos meridianos.
As principais ametropias e que com certeza você já ouviu falar são a miopia e hipermetropia - chamadas ametropias simétricas porque os raios de luz incidentes de qualquer meridiano convergem para um só ponto -  e o astigmatismo - denominado ametropias assimétrica em razão de os raios luminosos incidentes de diferentes meridianos convergirem para uma secessão de pontos, de acordo com a curvatura da córnea do meridiano correspondente ao respectivo ponto.
Além da ametropias citadas, existem ainda outros problemas de visão, tais como presbiopia, conhecida pela falta de acomodação do cristalino; as forias, conhecidas como estrabismo; a catararata, que é a opacificação do cristalino e vários outros problemas que já entram na categoria de patologia.
Um olho que apresenta qualquer tipo de ametropias precisa de correção visual, ou seja, necessita fazer com que os raios luminosos sofram um desvio antes de atingirem os meios refrangentes do globo ocular (córnea, câmara anterior, cristalino etc.). Esse procedimento é feito por meio da junção de vários prismas circulares unidos pelo ápice ou pela borda, o que chamamos de lentes.

Em outra postagem, falaremos mais sobre cada ametropia.

Fontes: Livro "Óptica passo a passo - Do atendimento ao laboratório" .
Autor: Professor José Hamilton Machado
Editora : SENAC
Para comprar o livro, clique aqui.

Imagens: Google Imagens

Equipe LPO

2 comentários:

Obrigado por estar na Loucos por Óculos!