terça-feira, 14 de abril de 2015

LPO – Pierre Balmain

Resumo da História de Pierre Balmain


Nascido dia 18 de Maio de 1914, em Savoie. Seus parentes possuíam uma grande loja de tecidos. Com 11 anos vai para Chambéry, lá ele fez esboços e decidiu se dedicar apenas a Moda, que era sua paixão. Em 1934 é contratado por Monyleux, aonde aprende muito e desenvolve técnicas de corte própria. Com a chegada da segunda guerra mundial acaba prejudicado. Sem poder criar de 1939 a 1941, consegue retornar de forma grandiosa ao trabalho e Lucien Lelong lhe oferece um posto ao lado de Dior. Vende seu modelo "Petit Profit" a mais de 360 clientes, mesmo sendo um momento ruim para a moda.
Em 1945 ele lança sua marca, e no dia 12 de Outubro abre seu salão, na Rua François, 44. Seu rigor e sobriedade são muito admirados, e seus modelos seduzem as mulheres da época. Dois anos depois entra no ramo da perfumaria com o "Elysées 64/83", depois "Vent Vert" e "Jolie Dame".
Por 9 anos teve como assistente Karl Lagerfeld, que até então não era conhecido mundialmente. Em 1952, lança a coleção "Jolie Madame", e sua linha de prêt-à-porter "Pierre Balmain Floriège". O "novo estilo francês", veio com uma demanda de modernidade e de rigor. Sua estrutura com ombros marcados, tronco em destaque, alturas longilíneas e mais justas. Em 1956, a Maison Balmain já empregava 600 pessoas. Rainhas, princesas e atrizes, todas esperavam por suas criações. 
Em 1968 fez uniformes para os Jogos Olímpicos. No ano de 1960, entrou em uma sociedade com a Revlon e em 70 vendeu seu negócio a uma indústria de malhas. Com sua linha sofisticada, se lança de vez no prê-à-porter feminino. Balmain morre em 1982, deixando um legado para todos.


Imagens: Google Imagens
Referências: http://www.puretrend.com.br/pessoas/pierre-balmain_p2283
Equipe LPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por estar na Loucos por Óculos!