segunda-feira, 1 de setembro de 2014

LPO - JARDIM BOTÂNICO


O Jardim Botânico está localizado no Bairro de mesmo nome, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O seu nome oficial é Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e é o maior do seu gênero no Brasil. Além do seu lado técnico-científico, o lugar é uma das maiores e melhores áreas de lazer do Rio. Ocupa uma área de 54 hectares, e possui lindas aleias (alamedas), monumentos, pontes, fontes, belas edificações, além de diversos ambientes de cultivo de plantas abertos ao público. Podemos citar como ambientes de cultivo o orquidário, o bromeliário, as plantas medicinais (com explanação de um funcionário), e o Jardim Sensorial, onde os visitantes podem tocar e sentir o aroma das plantas, pois foi elaborado para atender principalmente os deficientes visuais.  Atualmente, para completar a parte de lazer, existe um espaço de exposições, o teatro Tom Jobim, em homenagem ao compositor que era um dos mais assíduos frequentadores do lugar, além de um bistrô. O Jardim Botânico possui cerca de 6.500 espécies de plantas, algumas delas ameaçadas de extinção. Existe ainda uma biblioteca especializada em botânica – a maior do Brasil no gênero – com cerca de 32.000 volumes, além de um grande herbário com 650.000 espécies desidratadas, que estão disponibilizadas para consultas ao público, através do site da instituição. Hoje é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade.

Orquidário


A história do Jardim Botânico começa com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808. Neste mesmo ano, o Príncipe Regente D. João – futuro rei D. João VI – criou o Jardim de Aclimação, a fim de aclimatar especiarias vindas das Índias Orientais: noz-moscada,  pimenta-do-reino, e canela. No mesmo ano recebeu o nome de Real Horto, e então vieram as primeiras mudas de plantas provenientes das Ilhas Maurício e, entre elas, estava a “Palma Mater”, ou Palmeira Imperial. Uma dessas palmeiras foi plantada pelo próprio D. João VI, no lugar onde existe um busto do rei porém, nos anos 1970, em meio a uma grande tempestade, foi derrubada por um raio. No seu lugar foi plantada outra da mesma espécie. O seu primeiro diretor foi o general Carlos Antônio Napion e, a partir da independência do Brasil, em 1822, o Real Horto foi aberto à visitação pública passando a se chamar Real Jardim Botânico. Com a implantação do império passou a ter o nome de Imperial Jardim Botânico. O seu mais famoso diretor foi Frei Leandro – 1824 a 1829 – que promoveu grandes melhoramentos e um enorme desenvolvimento à instituição. Na sua gestão foram introduzidos o sofisticado sistema de irrigação, um catálogo das plantas ali cultivadas, aleias de mangueiras, jaqueiras, nogueiras e outras, assim como vários tipos de cercas vivas. Em sua homenagem existe um busto e, ao principal lago do lugar, foi dado o seu nome.
Com a Proclamação da República passou a se chamar Jardim Botânico, e em 1937 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A partir dos anos 1990 foram feitas parcerias com diversas empresas privadas, o que melhorou consideravelmente a sua manutenção. Em 1991 foi considerado Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Em 1998 passou a se chamar Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e, desde 2002, é uma autarquia federal, e está ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Vitória Régia

 
 Jardim Japonês


Orquídeas

O Jardim Botânico é aberto à visitação pública, mediante pagamento de ingresso e horário de visitação. Possui estacionamento pago para veículos de passeio, mas é bem fácil chegar por transporte público – ônibus ou metrô de superfície. No local pode-se adquirir o Guia do Visitante e, para maiores esclarecimentos pode-se acessar o site do Jardim Botânico:


Referências:
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Rio Prefeitura.
Por: José Antônio Caldas
Guia de turismos na cidade do Rio de Janeiro
Contato: (21) 98869-6358
nossoguia@loucosporoculos.com

Equipe LPO

Um comentário:

  1. Amei de mais esse jardim e um dia queria conhecer ele. E amei muito o jeito que você escreve. Parabéns pelo blog <3
    http://bloggarotodeestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por estar na Loucos por Óculos!