quinta-feira, 17 de julho de 2014

PRAÇA PARIS


A Praça Paris fica situada no Bairro da Glória, no Rio de Janeiro, Brasil. Foi projetada pelo urbanista francês Alfred Agache, e foi construída em 1926, durante a gestão do Prefeito Prado Júnior.


O projeto contemplava uma praça semelhante a um jardim parisiense. Foram plantadas árvores nas laterais e colocados bancos em toda a sua extensão. A praça possui um grande número de estátuas e bustos, onde podemos destacar as 4 estações. Possui também um espelho d’água.


Inicialmente foi concebida com um tamanho maior que o atual, mas uma parte dela foi desmembrada para dar lugar à Praça Marechal Deodoro, onde está situado um grande monumento equestre ao Marechal Deodoro da Fonseca. Este monumento originalmente pertencia à Praça Paris.


Nos anos 1970, com a construção do metrô a praça foi inteiramente destruída e descaracterizada, mas em 1992 foi restaurada e recuperou bastante da sua beleza. A praça também foi cercada por uma grade em toda a sua extensão e passou a fechar à noite.


 A praça, pelo seu formato parecido com um contorno de uma pista de atletismo, é bastante procurada por andarilhos e corredores, que buscam a prática deste esporte na via mais externa da praça. O seu piso é de terra batida e é bem plano.


Atualmente, esta sendo realizada dentro da praça uma exposição bastante interessante,  que é a 1ª Mostra “Rio de Esculturas Monumentais”, que reúne obras de até 7,5 metros, feitas por escultores brasileiros. Uma das obras foi feita a partir de uma parte de um barco que afundou na Baía de Guanabara, que foi trazida para o local da exposição.

Fontes: Arquivos da prefeitura do Estado do Rio de Janeiro e O Globo

Veja abaixo algumas imagens da exposição Esculturas Monumentais:
Imagens: Rafa Nunes

 Obra: Mercedes Lachmann

 Obra de Jorge dos Anjos

  Obra de Jorge dos Anjos


Obra de Claudia Dowek

 Obra de Camille Kachani

 Obra de Zé Tarcísio

 Obra de Angelo Milani

 Obra de Gabriel Fonseca

 Obra de Marcelo Caldas

 Obra de Camille Kachani

Obra de Carlo Muniz

A Praça Paris fica na Avenida Augusto Severo, 272 – Glória.
Funciona diariamente de 6h às 22h.

Por: José Antônio Caldas
Guia de turismos na cidade do Rio de Janeiro
Contato: (21) 98869-6358
nossoguia@loucosporoculos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por estar na Loucos por Óculos!