terça-feira, 29 de julho de 2014

ESCADARIA SELARON


Tudo começou em 1990, quando chegou ao Brasil, depois de percorrer vários países, o chileno Jorge Selaron. Era artista plástico, e resolveu viver de sua arte no Brasil. Se instalou na Lapa, na Rua Manoel Carneiro, que na verdade é uma enorme escadaria de 215 degraus, que termina no bairro de S. Tereza. 

Selaron iniciando sua obra.

Como estávamos na Copa do Mundo de 1990, Selaron reparou que tínhamos o hábito de decorar as ruas com motivos da Copa com as cores da Bandeira do Brasil. A partir daí ele teve a idéia de decorar a escadaria da sua rua com azulejos – os degraus com azulejos das cores da nossa Bandeira – azul, amarelo, e verde - , e as laterais e fachadas das casas ao longo da escadaria com azulejos vermelhos, que era a sua cor preferida e também é a cor predominante da bandeira do Chile. 


É claro que encontrou resistências por parte dos moradores, que alegavam uma possível descaracterização do lugar. Mesmo assim, insistiu em fazer o seu projeto, e foi aos poucos azulejando o lugar, e nas laterais, além dos azulejos, também colocou banheiras preenchidas com cimento para que servissem de base para plantas ornamentais, e assento para as pessoas. A medida que o seu trabalho evoluía, o lugar foi atraindo visitantes, e Selaron passou a incentivar a troca de azulejos com os turistas, da seguinte maneira: o visitante levava para ele um azulejo do seu lugar de origem, e Selaron colocava no lugar de um original da escadaria. Hoje existem várias peças de diversos países, e estados do Brasil misturados com os azulejos originais. O lugar foi ganhando fama dentro e fora do Brasil, mas foi em final de 1999 e início de 2000 que a fama cresceu de verdade: Snoopy Dog, ao ver o lugar, resolveu gravar seu clipe ali, e aí a escadaria passou a ser mais procurada pelos turistas, e tornou-se um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Desde então vários artistas e agências publicitárias procuram o local para filmagens.

Snoop Dog

Deve-se ressaltar que todo o trabalho foi feito com os recursos do artista chileno, que realizava trabalhos para poder bancar a obra. Jorge Selaron costumava, em algumas de suas obras, retratar-se no corpo de uma mulher negra, grávida, e com seios grandes. Atribui-se este costume ao fato do chileno haver tido um romance com uma mulher negra, e que ficou grávida do artista. 



Um dia, os dois foram passear no Aterro do Flamengo, e foram atropelados. Ele sobreviveu, e ela e o filho morreram. A partir daí o artista resolveu homenagear a memória desta mulher. Em frente a escadaria existe uma pintura, em homenagem à Copa de 2014, onde se vê em grande destaque esta forma retratada de Selaron.  Esta pintura também foi a última pintura feita pelo artista chileno.
Em 2004, o local foi tombado pelo Município do Rio de Janeiro e o artista ganhou o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro.


Jorge Selaron morreu em 10 de janeiro de 2013, aos 65 anos. Seu corpo foi encontrado em frente a sua casa/ateliê, no número 24 da escadaria. O artista estava todo queimado e ao lado do corpo havia uma lata de solvente, que é um produto altamente inflamável. A conclusão final da polícia foi tratar-se de um suicídio, mas algumas pessoas duvidam desta versão. Jorge Selaron já vinha, há algum tempo, sofrendo de depressão e alegava estar sendo ameaçado por pessoas, e declarou isto a um cineasta chileno, que foi ao local filmar um documentário com ele. Com sua morte, o trabalho da escadaria se encerrou, mas o lugar continua sendo até hoje um dos principais pontos de visitação da cidade.


Por: José Antônio Caldas
Guia de turismos na cidade do Rio de Janeiro
Contato: (21) 98869-6358
nossoguia@loucosporoculos.com

Imagens: Google Imagens

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