Tudo começou em 1990, quando chegou ao Brasil, depois de
percorrer vários países, o chileno Jorge Selaron. Era artista plástico, e
resolveu viver de sua arte no Brasil. Se instalou na Lapa, na Rua Manoel
Carneiro, que na verdade é uma enorme escadaria de 215 degraus, que termina no
bairro de S. Tereza.
Selaron iniciando sua obra.
Como estávamos na Copa do Mundo de 1990, Selaron reparou
que tínhamos o hábito de decorar as ruas com motivos da Copa com as cores da
Bandeira do Brasil. A partir daí ele teve a idéia de decorar a escadaria da sua
rua com azulejos – os degraus com azulejos das cores da nossa Bandeira – azul,
amarelo, e verde - , e as laterais e fachadas das casas ao longo da escadaria
com azulejos vermelhos, que era a sua cor preferida e também é a cor predominante
da bandeira do Chile.
É claro que encontrou resistências por parte dos
moradores, que alegavam uma possível descaracterização do lugar. Mesmo assim,
insistiu em fazer o seu projeto, e foi aos poucos azulejando o lugar, e nas
laterais, além dos azulejos, também colocou banheiras preenchidas com cimento
para que servissem de base para plantas ornamentais, e assento para as pessoas.
A medida que o seu trabalho evoluía, o lugar foi atraindo visitantes, e Selaron
passou a incentivar a troca de azulejos com os turistas, da seguinte maneira: o
visitante levava para ele um azulejo do seu lugar de origem, e Selaron colocava
no lugar de um original da escadaria. Hoje existem várias peças de diversos
países, e estados do Brasil misturados com os azulejos originais. O lugar foi
ganhando fama dentro e fora do Brasil, mas foi em final de 1999 e início de
2000 que a fama cresceu de verdade: Snoopy Dog, ao ver o
lugar, resolveu gravar seu clipe ali, e aí a escadaria passou a ser mais
procurada pelos turistas, e tornou-se um dos principais pontos turísticos do
Rio de Janeiro. Desde então vários artistas e agências publicitárias procuram o
local para filmagens.
Snoop Dog
Deve-se ressaltar que todo o trabalho foi feito com os
recursos do artista chileno, que realizava trabalhos para poder bancar a obra.
Jorge Selaron costumava, em algumas de suas obras, retratar-se no corpo de uma
mulher negra, grávida, e com seios grandes. Atribui-se este costume ao fato do
chileno haver tido um romance com uma mulher negra, e que ficou grávida do
artista.
Um dia, os dois foram passear no Aterro do Flamengo, e foram
atropelados. Ele sobreviveu, e ela e o filho morreram. A partir daí o artista
resolveu homenagear a memória desta mulher. Em frente a escadaria existe uma
pintura, em homenagem à Copa de 2014, onde se vê em grande destaque esta forma
retratada de Selaron. Esta pintura
também foi a última pintura feita pelo artista chileno.
Em 2004, o local foi tombado pelo Município do Rio de
Janeiro e o artista ganhou o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro.
Jorge Selaron morreu em 10 de janeiro de 2013, aos 65 anos.
Seu corpo foi encontrado em frente a sua casa/ateliê, no número 24 da
escadaria. O artista estava todo queimado e ao lado do corpo havia uma lata de
solvente, que é um produto altamente inflamável. A conclusão final da polícia
foi tratar-se de um suicídio, mas algumas pessoas duvidam desta versão. Jorge
Selaron já vinha, há algum tempo, sofrendo de depressão e alegava estar sendo
ameaçado por pessoas, e declarou isto a um cineasta chileno, que foi ao local
filmar um documentário com ele. Com sua morte, o trabalho da escadaria se
encerrou, mas o lugar continua sendo até hoje um dos principais pontos de
visitação da cidade.
Por: José Antônio Caldas
Guia de turismos na cidade do Rio de Janeiro
Contato: (21) 98869-6358
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Imagens: Google Imagens
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